Tipo de Média TEXTO

Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). 
A expressão fonte tipográfica é eventualmente usada como um sinónimo de familia tipografica. A família tipográfica, porém, é geralmente descrita como um conjunto de variações de determinada fonte.


-As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis, perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped,  não pode imprimi-las. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
-As fontes escaladas são definidas através de vectores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript.

Com ou sem serifa? Todos os factores que ajudem o olho humano a perceber uma palavra como um bloco óptico, melhoram a legibilidade. De maneira geral, as serifas facilitam a leitura, pois fazem o texto parecer contínuo aos olhos do leitor; as palavras aparecem melhor “aglutinadas”.

Com frequência se afirma que os caracteres com remate – serifados ou egípcios – são mais legíveis dos que os não-serifados.
  • Umas das razões que confere melhor legibilidade às serifas é o seu percurso histórico – fomos habituados a elas.
  • Outra razão, esta mais técnica e menos discutida, tem a ver com a nossa percepção.
As serifas ajudam a agrupar as letras de uma palavra. As serifas levam a que as letras mostrem um efeito de “coagulação óptica”.

O tipo de fonte courier foi criado em 1955 pelo designer Howard Bud Kettler.
Courier é uma fonte tipográfica mono espaçada, de serifa egípcia, projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever.














Comentários

Mensagens populares deste blogue